sábado, 7 de maio de 2011

O que os Finlandeses precisam de saber acerca de Portugal


Acredito que alguns energumenos que por acaso são Finlandeses, não podem falar por toda a população. Nós também temos entre nós alguns individuos que não primam pela inteligência nem pelo humanismo.

Acredito também que os Finlandeses têm razão quando defendem os seus valores nacionais, os seus herois, as suas conquistas.

Este video mostra bem o quanto somos ignorantes acerca da nossa cultura e história, o quão fácil é esquecer os nossos herois que são muitas vezes recordados pelos estrangeiros mais facilmente do que por nós.



Portugal lamenta-se demasiado, chora demasiado, relaxa demasiado. Não fazemos tudo quanto é possivel dentro das nossas casas, deixamos o país entregue a politicos sem controlo, esperando ingénuamente que estes sejam sérios, e invariavelmente pagamos as crises que nós próprios permitimos que aconteçam.

Nunca deixámos de estar em pé de igualdade com os restantes países, sempre fomos seus contemporâneos. Mas não estamos habituados a lidar com dificuldades a sério, não sabemos o que é ter guerra dentro de fronteiras à séculos, e confiamos demasiado em N.S. de Fátima para nos resolver os problemas.

Deus disse "põe a mão que eu te ajudarei". Está na hora de percebermos o significado dessas palavras.



Como à 70 anos atrás, se a Finlandia precisasse novamente de auxilio, os Portugueses fariam o que lhes fosse possível, tal como fizeram por Timor Leste, pressionado a Europa e o resto do Mundo para agirem em defesa de um povo massacrado, ou quando nos foi solicitado auxilio à Grécia e à Irlanda apesar da nossa já dificil situação financeira.

Nas horas dificeis Portugal não tem virado as costas a quem precisa, e em 1940 muita fome existia também por cá. Podiamos ter pensado mais nas nossas barrigas, mas fizemos o que pudemos para não deixar morrer de fome e frio aqueles que não falavam a nossa lingua, estavam longe dos olhares, mas que tinham sangue nas veias como nós, corações pulsantes de um orgulho nacional que os levou a lutar contra um invasor numa batalha entre David e Golias.

Portugal não vira as costas à sua missão de solidariedade para com os mais desafortunados, e se um dia vier em que a Finlandia precise novamente de ajuda, estou certo que Portugal não negará apoio ao povo Finlandês. Porque é assim que somos, mal governados, anarcas até aos ossos, laxistas sempre que podemos, mas solidários com os que precisam.

É interessante ver como é mais fácil dar para quem tem pouco do que para quem tem quase tudo. De alguma forma arranjaremos maneira de ultrapassar as dificuldades. Um país com 900 anos de história já tem na sua bagagem muita miséria e sofrimento, este é apenas mais um episódio.

Sejamos então pobres mas felizes, agradecidos pelo que temos, e mesmo que não tenhamos o suficiente para ir para a cama de barriga confortada, haja a capacidade de partilhar o pouco que temos com quem nada tem, para que de manhã ainda sejam dois a amanhecer vivos. Mais faz quem quer do que quem pode.

2 comentários:

  1. Deixei uma coisinha para ti no meu blog ;)

    ResponderEliminar
  2. é verdade, faltou mesmo.... custam à volta dos 60 euros, salvo o erro. Um pouco dispendiosos, mas se alternarmos as capas, podemos fazer uns belos pares de sapatos! beijinhos

    ResponderEliminar